sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Viva la Vida!

Viva la Vida!, apesar das sacanagens cometidas por todos, inclusive por nós mesmo. Essas injustiças não são por maldade na maioria das vezes, é simplesmente uma falta de reflexão mais profunda, que temos posteriormente e vemos como erramos. E Viva la Vida, que apesar dos meus erros de análise, continua sendo um dos melhores lançamentos de 2008, fazendo a minha vida como músico um pouco mais feliz, devido a um cenário positivo no futuro.

Mas aí todos se perguntam: o que um pessimista como eu vi de tão animador nesse CD? Para falar a verdade, não é muita coisa, porém, de qualquer maneira, fico feliz quando vejo algo bom tendo sucesso. Foi assim como o Muse e Arcade Fire, e não podia deixar de ser com o Coldplay e sua música pop bem trabalhada com elementos post-rock. A idéia é a seguinte: com mais bandas boas fazendo sucesso, os músicos de amanhã terão mais referências positivas e assim terão mais recursos para fazer uma música menos desinteressante.

O LP Viva La Vida traz semelhanças com diversas bandas com um som mais elaborado e modernoso como Explosions in the Sky e God is an Astronaut, e apesar de não ser viajada e tão atmosférica quanto a música dessas essas bandas, tem o valor de trazer algo semelhante para o mainstream, algo semelhante ao que Muse fez com Porcupine Tree, na minha opinião.

Quem me conhece deve imaginar que estou me perguntando: "Será que daqui a um tempo o rock progressivo pode voltar com essas novas influências interessantes que as bandas mainstream vem trazendo?" Sim, me perguntei e a resposta, bem rápida é: claro que não, mas espero ouvir a cada ano mais coisa boa, como Muse, cujo show no Brasil foi excelente.

Viva la Vida e Viva la Música!

4 comentários:

Kêco disse...

E ai, blz? Cara, a levada da "cozinha" da On the Road me agrada, blueseira de estrada, mesmo.. Porem o vocal meio Tico Sta. Cruz/Rodrigo Amarante que me deixa confuso...rsrsrs

E do post novo, nao sei se vc ja viu em algum post antigo meu, chamando o Chris Martin de vocal peido de velha.... rsrsr...VIVA LA MUSICA ( minha religiao oficial)

Abracos
Keco

Camilla disse...

Eu e Coldplay temos fases. As vezes nos entendemos perfeitamente, outras nem tanto...

Beijos primo

Anônimo disse...

O post eh legal, mas nada se compara a bolaguia na direita.Se seu blog fosse um grande vazio com a foto dela, ainda assim eu viria.

Boa sorte nesse ano, vestibular não é tão difícil quanto parece, nem tão fácil quanto gostariamos.

Abraço

João Manoel Nonato disse...

Não gostei muito do Viva la Vida, mas não cheguei a ouvir direito.

... Mas o show do Muse foi maravilhoso.