Tom Zé no Raul Gil. Sabe, eu tenho certa pena do Tom Zé, às vezes. Artista com uma obra bem interessante, porém pouco valorizado pela maioria e sem muita aura cult. Egberto Gismonti é outro desprezado por grande parte do público. Inúmeros outros exemplos são fáceis de achar, porém não vou listar todos aqui. Basta saber que grandes gênios da MPB são verdadeiros desconhecidos dentro do próprio Brasil.
No entanto, existem três bons músicos brasileiros que conseguem atenção da mídia. Esses são: Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Aos dois primeiros há uma espécie de devoção por muitos pseudo-intelectuais. Não que todos os fãs sejam pseudões, pois, como já disse, são de fato músicos respeitáveis, porém esses são os grandes fãs dos dois (além das quarentonas carentes no caso do Chico).
Não, não tenho preconceito com pseudos. Pensando bem, sim, tenho, mas se eles ficarem na deles, dá no mesmo. O problema é que pretensos “cults” normalmente são os primeiros a acusar todos os outros que não gostam daquilo que julgam bom. Já falaram diversas vezes que não valorizo a cultura nacional, como se somente Chico, Caetano e bossa nova fossem música brasileira. E Tom Zé, Egberto Gismonti, Arrigo Barnabé, André Abujamra, entre outros, que são relegados a um segundo plano? Se eles não são música brasileira, acredito sim que a MPB é algo desprezível.
Outra coisa a ser questionada é se ouvir mais música estrangeira é ruim. Vamos analisar a tradição cultural brasileira no modernismo e depois disso para julgar. Somos antropofágicos, absorvemos o que tem de bom lá fora e utilizamos com o que é nosso. Assim foi a Bossa Nova e a Tropicália e, se tudo der certo, continuaremos a ser assim, pois é muito valioso artisticamente. Sou baixista, tenho que buscar influências de onde acredito que meu instrumento se desenvolveu mais, e isso foi nos EUA, através do Funk e do Jazz e também na Inglaterra, com um rock mais elaborado. Nada mais racional que isso.
Escrevi isso apenas para expor minha visão a respeito da MPB, que é muitas vezes confusa para muitos dada a minha raivinha do Chico. Ele é superestimado³. Fora isso, tenho grande respeito por ele como letrista e acredito que ele seja um dos melhores do mundo tranqüilamente. Pena que letra não é música e, então, prefiro King Crimson.
Abraços