quarta-feira, 18 de março de 2009

Conspiração Poser

Orkut é algo interessante. Uma idéia útil teoricamente, quase inútil na prática. Contudo, podemos chegar a conclusões importantes através dessa bizarra rede social, e recentemente cheguei a uma delas. Percebi a capacidade das pessoas agirem de maneira imbecil e contraditória sem nem ao menos se tocarem disso. A causa dessa minha epifania virtual veio do cinema.

Clube da Luta é um excelente filme. Essencial no catálogo cinematográfico do machão pseudo-intelectual. E, apesar da moral soar muito mais legal quando você é um rebelde sem causa, podemos refletir sobre coisas bacanas após ver o filme.

Refletir.... pensar... tudo isso é necessário para qualquer aprendizado verdadeiro. E aí entra a questão que me causou um bom aprendizado. Há no orkut diversas comunidades a respeito de Tyler Durden e uma ao projeto Mayhem. O personagem de Brad Pitt nesse filme é um anarco-primitivista que deseja destruir a sociedade de consumo e tudo que, segundo ele, prende e esvazia o homem. Suas idéias se consolidaram no Projeto Mayhem.

O que no filme nos diverte, na vida real me irrita, pois a idéia é imbecil e só foi utilizada de maneira radical no filme por ser legal para quem vê. Aliás, esse filme sem a violência seria um saco, mas, então, vamos analisar as contradições nos seguidores reais: que tipo de anarco-primitivista se basearia num filme feito para consumir? E se uniria usando uma sistema virtual que foi praticamente todo feito visando o lucro?

Ah, esses anarquistas de orkut, cada vez mais me decepcionando, só poser... Aliás, acho que essa onda de lutar contra o sistema e contra a “Nova Ordem Mundial”, é bobagem. Se existirem mesmo essas conspirações, são tão bem feitas que eu nem percebo, nunca poderei evitar. As pessoas têm tentado muito pegar o Zeitgeist* e acabam perdendo tempo... Aliás, acabei de perder o meu tempo. Era para estar estudando biologia.

Malditos paranóicos!

____________________
* Filme sobre teorias da conspiração que circula na internet, criando bastante interesse em muitas pessoas. Seu nome significa "espírito do tempo" ou "espírito da época".

3 comentários:

fabiana disse...

hehehe
É verdade. O que mais tem é pseudo-intelectual-anarco-filosófico-etcetcetc.
Eu adorei o Clube da Luta, mas porque me surpreendeu e não por causa de nenhum tipo de libelo político.
Ah, bons tempos que os filmes eram apenas pra se ver e pensar.

PRADO disse...

Ótimo Post. Acho que você conseguiu captar e traduzir toda a essência do que acontece hoje com a galera neo-intectualizada. A rebeldia sem causa, inspirada em um filme, um livro ou uma música- ou quiça na malhação. A luta contra o "sistema" que ninguém sabe o que é e quem são: "Ahhhh isso é culpa do sistema", dizem como desculpa para todos os incidentes da nossa sociedade- ao mesmo passo que os mais fervorosos religiosos alegam que: "é culpa do demônio". Cada qual cria seus próprios demônios. Porém, tais intelectuais são sanguessugas desse mesmo sistema: "consomem internet, tv, cinema, roupas, carros, bebidas, drogas, prestígio e poder, etc., oferecidos pelo mesmo sistema que combatem. O problema não é lutar, e sim lutar cegamente sem rumo sob impositiva luta/intelectualidade ser o seu modo de vida o melhor para toda a sociedade.
Em resposta ao seu comentário no meu blog: http://www.byprado.blogspot.com/ agradeço muito o interesse, só pelo fato de existirem pessoas que se interessam em procurar coisas novas e que não se prendem ao "senso comum" sobre o que é bom ou ruim já é confortante mesmo que não goste da temática da proposta. Conhecer e avaliar as coisas sem pré-conceitos é fundamental. A resposta sobre os Moogs está no meu blog não consegui respondê-la de outra maneira. Desculpe. Abraço, Prado

Kêco disse...

Anarquistas de Orkut!ESPETACULAR !!!!
Abraços!
Kêco