quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

15 anos sem Frank Zappa

Boa Noite.

Bem, vim aqui nesse tópico prestar uma homenagem a um dos maiores gênios da música no século XX. Nesses tempos onde a mídia comemora 40 anos de 68, com destaque aos queridinhos Beatles e Sgt. Pepper, deixamos passar datas importantes como os 15 anos sem Frank Vincent Zappa, que morreu de câncer de prostata.

Figura polêmica, porém de fortes convicções e de um rigor artístico extremado ( ponto de mandar um foda-se para a audiência), é por muito ignorado devido a suas músicas difíceis e estilo debochado na hora de escrever, porém é sempre lembrado com respeito por músicos que se sentem atraídos por música experimental. Suas músicas exigiam grande técnica e muitas vezes eram feitas em improvisos, o que exigia excelentes músicos. Com isso, na banda "Mothers of Invention", surgiram grandes nomes da música atual, como Steve Vai e Jean Luc-Ponty. Além da grande habilidade técnica exigida, havia outra exigência para entrar na banda: eram proibidas drogas. Com isso John Frusciante, do Red Hot, fracassou na entrada da banda. Esse aspecto de Frank Zappa é importante pois mostra como ele conseguiu passar pelos vícios de sua época sem se sujar e prosseguir sempre melhor.

Além de músico, Frank Zappa era ativista e tentou se candidatar a presidência dos Estados Unidos. Bom, não dá para resumir a vida de Frank Zappa num post, porém isso aqui é somente uma homenagem a um dos artistas do século passado.

"Historicamente os músicos sentem-se feridos quando a audiência se mostra insatisfeita. Nós não nos sentimos assim. Nós dizemos para a audiência se danar."
_ Frank Zappa

Um comentário:

Camilla disse...

Não sou muuuuito fã do Zappa, mas tem umas músicas que eu gosto.

Beijos