quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Fases Criativas

Bem, todos sabem que sou um sujeito muito idiossincrático e nunca tive vergonha de admitir certos padrões estranhos meus, aliás, minha vida é praticamente um livro aberto. São eles que fazem eu ser o que sou atualmente, e se eu tentasse negá-los, eu perderia grande parte da minha personalidade. Um dos meus aspectos mais característicos é minha relação com a música.

Eu gosto de criar músicas. Mesmo sem ter muitos recursos teóricos ou técnicos na hora de tocar, gosto de brincar com sons desde pequeno, quando via meu pai editando músicas no Sound Forge. Quando pequeno quis tocar teclado, quando pré-adolescente, bateria e quando cheguei aos 14 anos, ao ouvir The Who e Rush, descobri o que era um baixo. Digamos que meus interesses mudaram bastante e eu comecei a realmente estudar música. E, aos 16, comecei a criar. Aí sim, acho que eu virei o que sou.

Mas por que toda essa ligação com um hobby? Não é lógico, porém a música me liga a muitas pessoas. Eu componho bastante coisa, e eventualmente, quando ficam boas, dedico a algo. Normalmente é ao meu ego, mas já dediquei ao meu cachorro, à boláguia, a amigos e a paixonites (odeio admitir essa parte) platônicas. No momento tenho duas rapsódias sendo feitas para dois amigos, só que eles merecem coisas boas, e não é muito fácil trabalhar os temas que eles gostam. Quer dizer, é difícil pra cacete, vou ter que estudar muito para conseguir fazer algo bom.

E é sobre minha última fase pré-cirurgia que vim aqui falar. Eu vinha fazendo muitas coisas para meu ego e gostei de algumas. A suíte da “Vingança do Pierrot” e “O Boto” me agradam, porém conheci uma pessoa. Como todo bom sem-noção, fiz merda antes de me apresentar. Criei três músicas pensando nisso, uma das quais me orgulho, pois consegui fazer algo interessante sonoramente, usando simultaneamente blues e frases de música erudita. Foi também minha primeira música usando uma forma clássica e compassos compostos de forma que realmente me agradou.

Aí, segunda-feira voltei a minha fase do ego. Terminei de compor um blues-rock e fiz vários riffs na pentatônica para minha banda de rock (que finalmente tem um bom baterista). Não que a música esteja ruim, a linha de baixo tá muito maneira, foi uma das coisas mais diferentes e pouco usuais que eu poderia fazer, mas ainda queria continuar numa fase mais técnica, a menos para completar umas 5 músicas e gravar algo (se bem que eu não conheço baterista que toca exatamente o que espero nesse estilo). Tomara que essa pessoa não fique só no pensamento e volte para a música logo¹*.

Abraços

¹ Foi mal pelas conclusões diferentes do “padrão Jamil” nos últimos textos. Acho que amanhã verei “Clube da Luta” e só escutarei Thrash Metal para me recuperar.

* Tá, eu sei que não tem nenhuma relação entre a pessoa a quem dedico e a qualidade. Mas, sei lá, tem efeito psicológico.

3 comentários:

Kêco disse...

Cara,
Belo texto! Gostei mesmo.
Eu montei minha primeira banda com 15 anos e meu irmão, que era o batera, tinha 13. Desde então componho minhas "noise-pieces", sempre pra mim e pra banda.É sempre pro ego, pq ele merece.Pra mim, nunca foi hobby, é religião. Os que recebem a dedicatória depois de feito, é puro agradecimento pela inspiração,não é? hehe.

Abraços.

Camilla disse...

Eu AMO Clube da Luta. Aliás, sempre falo que vou ver de novo e esqueco. Isso porque eu tenho o DVD...

E eu quero muito tocar bateria, mas não tenho coordanção suficiente :(

Beijos

Majú disse...

Qual a música da Boláguia?